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Dicas de Montagem Disco de Freio

Publicado em 02/06/2015
Disco

Falhas ou erros de montagem ocasionam o desalinhamento entre os discos e as pastilhas. Ocorrerá desgaste prematuro, trepidação no pedal e do volante da direção, podendo inclusive afetar a sua segurança e de terceiros.

Etapa 1
Remova as pinças de freio se necessário, sempre que possível evite deixá-las suspensas pelo flexível.
Ao retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido concentrado na carcaça das pinças para não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro mestre.

Etapa 2
Remova os discos de freio que estão no veiculo (velhos).
Efetue a limpeza do cubo de roda onde será montado o disco novo, tenha a certeza de não haver resíduos de oxidação, rebarbas ou crostas acumuladas pela utilização, a limpeza correta garantira que não ocorram falhas de montagem como descrito acima.
No caso de utilização de material abrasivo para limpeza (lixas), garanta uma limpeza posterior para evitar que resíduos abrasivos possam gerar desgaste mecânico no sistema.
Os discos BASFORT são protegidos com uma tecnologia inovadora que dispensa a lavagem em solventes antes da instalação, retiro o disso da embalagem e efetue a esta pronto para o uso.

Etapa 3
Antes de iniciar a montagem do novo disco, faça uma inspeção para verificar se há folga no rolamento, utilize um relógio comparador , oscilação máxima permitida de 0,05 mm.
O cubo empenado, transfere o empenamento para o disco.

Etapa 4
Inicie a montagem do disco fixando-o com os parafusos ou porcas de roda, utilizando espaçadores se necessário.
Após completamente fixado, aplique o relógio comparador 5mm abaixo do diâmetro superior da pista de frenagem, sendo a oscilação máxima esperada menor ou igual a 0,10 mm.
Em discos com cubo, deve-se ter especial atenção a montagem das capas de rolamento, garantindo o perfeito assentamento das mesmas .

Etapa 5
Efetue a verificação de folgas ou desgastes excessivos em rolamentos de roda, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou desgastes nestes componentes podem comprometer e eficiência do freio e gerar vibrações no volante levando a um falso diagnostico de funcionamento.
Nunca aperte os parafusos ou porcas com ferramentas pneumáticas, utilize sempre um taquímetro observando o torque abaixo:
Veículos de passeio (automóveis) 8 a 10 kg
Utilitários Leves (Caminhonetes e Vans) 10 a 13 KG
Sempre efetuar o aperto no sentido cruzado dos parafusos.
Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve/esportivas.

Etapa 6
Efetue a calibragem dos pneus, alinhamento de direção e balanceamento das rodas.
Concluída a montagem, acione algumas vezes o pedal de freio assentar as pastilhas ao disco.
Os primeiros quilômetros deve-se evitar freadas bruscas para o perfeito assentamento das pastilhas ao disco.
Os discos BASFORT apresentam uma gravação no diâmetro externo onde indica a espessura mínima da pista de frenagem, para sua segurança e a segurança de terceiros, NUNCA utilize no veiculo  discos com dimensões menores que a especificada.

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